quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

4.3 - Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação


Atualmente vivemos o impacto das chamadas tecnologias da informação (TICs), e a rotina do professor também passa por constante transformação com a incorporação das novas tecnologias e da internet nas estratégias de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista da educação a mídia pode ser uma grande ferramenta pedagógica, permite desenvolver uma "postura de pesquisadores" a respeito do mundo, diante de informações que jorram das paginas da internet ampliando o nosso conhecimento. E nessa postura de pesquisador e aprendiz, desenvolve-se a base da autonomia e da criatividade. 
De acordo com o texto de Silvio da Costa, em Mídia-Educação no contexto escolar, essa é a perspectiva de formação para a cidadania do século 21. 
Diante desse universo torna-se imprescindível que os professores reflitam sobre sua prática pedagógica, e estejam preparados para utilizar essas mídias digitais para promover aulas mais interessantes, dinâmicas e criativas.

3.4 - Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula.

O meu projeto de trabalho surgiu a partir da observação de descasos por parte de alguns alunos em sala de aula e devido a necessidade de se criar uma consciência de responsabilidade e interação com a escola. 


Objetivos: Refletir sobre a importância da educação na vida das pessoas e aprender a fazer pesquisas na internet.
 
Conteúdo: Matéria sobre  a jovem paquistanesa Malala Yousafzai, públicada na   revista Veja 

Público Alvo:  Anos: 6º à 9º ano 


Tempo estimado: 4 aulas 


Material necessários: Revistas, Jornais, cópias da matéria sobre o assunto e acesso a internet para fazer pesquisas sobre o assunto. 


Desenvolvimento: Em grupos promover um debate sobre a jovem paquistanesa Malala, arriscou sua vida desafiando os Islâmicos do Talibã para que todas as mulheres tenham acesso a Educação. 


Para finalizar pedi que escrevessem uma carta à jovem incentivando-a não desistir de seu objetivo, ou um relatório sobre o que mais descobriram pesquisando o assunto na internet.

Avaliação: contínua do processo vivido nas atividades. 


"Educação é a única solução", disse a jovem Malala Yousafzai na ONU 
"Educação é a única solução", disse a jovem Malala Yousafzai na ONU (12/07/2013) - Brendan McDermid/Reuters - Fonte: galeria de fotos - www.google.com.br acesso em 24/10/2013,

4.1 - Conhecendo objetos em multimídia

Considerando os vídeos assistidos, Coieda de Takagi Masakatsu, Joe Penna, Bloco do Passo - Saltos no Tempo, vimos que são múltiplas as possibilidades que multimidia nos traz para trabalhar com os alunos. 
E isso nos leva a refletir sobre a necessidade de conhecer melhor esses recursos tecnológicos que estão disponíveis para enriquecer as nossas aulas.

4.2 Navegando por vídeo e outras mídias

O Portal do Professor sempre foi uma ferramenta muito útil para mim, já utilizei diversas vezes tornando minhas aulas muito mais produtivas.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

3.6 Conceito de Currículo e processo de de integração de tecnologias ao currículo.


O conceito de Currículo é uma educação voltada à construção de uma sociedade justa e igualitária.

A integração dos recursos tecnológicos ao currículo é essencial para o desenvolvimento de uma prática pedagógica e efetiva no desenvolvimento das capacidades de pensar, agir e aprender.

3.4 - Desenvolvimento de Projetos do Trabalho em sala de aula


O projeto Malala foi desenvolvido com as turmas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental envolvendo todos os alunos e o professor.

Houve uma grande interação dos alunos com novas tecnologias aplicando os recursos tecnológicos: como a internet, google docs, na busca de novos conhecimentos sobre o assunto em questão.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

2.7 - Planejamento de uma atividade com hipertexto ou internet

Objetivos: Aprender como fazer pesquisas na Internet

Conteúdo: Matéria sobre Malala da revista Veja

Anos: 6º  à 9º ano

Tempo estimado: 2 aulas

Material necessários: cópias da matéria e acesso a internet

Desenvolvimento: Em grupos promover um debate sobre a jovem paquistanesa Malala, arriscou sua vida desafiando os Islâmicos do Talibã para que todas as mulheres tenham acesso a Educação.
Para finalizar pedi que escrevessem uma carta à jovem incentivando-a não desistir de seu objetivo, ou um relatório sobre a matéria.

Produto Final: Relatório sobre a matéria ou uma carta.

Avaliação: contínua do processo vivido nas atividades.

"Educação é a única solução", disse a jovem Malala Yousafzai na ONU

"Educação é a única solução", disse a jovem Malala Yousafzai na ONU (12/07/2013) - Brendan McDermid/Reuters - Fonte: galeria de fotos - www.google.com.br acesso em 24/10/2013




2.6- Atividade com hipertexto ou Internet

Escolhi uma noticia da revista Veja, sobre a jovem paquistanesa MALALA que arriscou sua vida desafiando os Islâmicos do Talibã para que todas as mulheres tenham acesso a Educação. Levei várias cópias para a sala de aula, li e expliquei a matéria aos alunos. Em grupo houve debate e um interesse muito grande pelo assunto.
Solicitei para a próxima aula pesquisas na internet,  para que tivessem  maiores informações e qual era a atual situação desta jovem.
Para finalizar essa atividade pedi que escrevessem um relatório sobre o que mais  descobriram  nas pesquisas sobre a jovem Malala. 

2.5 Elementos presentes no Hipertexto


Os elementos presentes no hipertexto são o vídeo, várias imagens e flash, oferecendo possibilidades de acessar outros canais de informações que o texto não oferece.

2.4 Hipertexto na sala de aula

Atividade 2.4
O uso de Hipertexto dentro da sala de aula é utilizado não de forma digital, mas com livros, textos impressos, dicionários, letras de música, imagens. O acesso ao hipertexto digital na sala de informática ainda não é acessível.

2.3 A busca pelo conceito

O hipertexto facilita a conexão a outras informações de forma diferenciada, diversificada e muito mais atraente. Os elementos no hipertexto mudam totalmente os processos de leitura e de escritas, deixando-os mais atraentes e prazerosos de navegar, e é essas mudanças no texto que afetam muito o modo como ensinamos e aprendemos, possibilitando o maior interesse na aprendizagem.

2.2 O conceito de Hipertexto

  • Hipertexto é um texto dentro de outro texto, ele permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual flexível.

  • O hipertexto é um texto digital vinculado a outro texto, podendo ser uma imagem ou som, facilitando a conexão a outras informações de forma diferenciada e diversificada tornando a leitura mais atraente.

2.1 - Navegação em Hipertexto


Geralmente uso a internet para procurar algo de meu interesse pessoal e fazer pesquisas pedagógicas, o que torna meu trabalho muito mais rico e interessante. 

quem sou

Sou Fátima, professora de Portugues e Inglês, formada em Com.Social / Jornalismo e Letras pela FMU -  Faculdade Metropolitanas Unidas, atualmente estou trabalhando na Escola Estadual Samuel Klabin em São Paulo.